Aplicações da Fotografia Aérea

Conheça as principais aplicações da fotografia aérea.



Fotografia aérea é fotografar o chão a partir de uma posição elevada. Geralmente o termo refere-se a imagens onde a câmera não tem como suporte uma estrutura em contato com o chão. A câmera pode ser segurada manualmente ou montada em um suporte, e acionada diretamente por um fotógrafo, ou por meio de disparo remoto ou automático. Várias plataformas podem ser usadas para fotografia aérea, incluindo aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, foguetes, pipas, postes e pára-quedas. O primeiro a praticar fotografia aérea foi o fotógrafo e balonista francês Gaspard-Félix Tournachon, conhecido como "Nadar", em 1858, sobre Paris.

A fotografia aérea é usada na cartografia (especialmente em levantamentos fotogramétricos, que são geralmente a base para os mapas topográficos), planejamento de uso de terrenos, arqueologia, produção cinematográfica, estudos ambientais, vigilância, anúncios, publicidade, tabelionato e projetos artísticos. Em muitos casos, as fotos são processadas por um Sistema de Informação Geográfica (SIG, ou GIS - Geographic Information System).

A fotografia aérea com pipa e aeromodelos controlados por rádio possibilita a realização de fotografias aéreas de baixa altitude, beneficiando principalmente a propaganda do setor imobiliário. Normalmente é proibido o voo de baixa altitude de aeronaves de tamanho real sobre locais povoados. Pipas e aeromodelos pequenos permitem o acesso (previamente restrito) da fotografia a essas áreas.

Uma aplicação muito comum da fotografia aérea é a criação de ortofotografias – fotos que foram “corrigidas” para serem usadas como mapas. Em outras palavras, uma ortofoto simula uma fotografia tomada de cima (a um ângulo de 90° do chão) a partir de uma distância infinita. A perspectiva obviamente precisa ser removida, mas variações do terreno também precisam ser corrigidas. Múltiplas transformações geométricas são aplicadas à imagem, a depender da perspectiva e das correções do terreno necessárias em uma determinada parte da mesma. Ortofotos são muito usadas em sistemas de informação geográfica, como por agências de mapeamento para criação de mapas.



(Texto traduzido e adaptado do artigo "Aerial Photography" da Wikipedia, em 18/02/2009.)

Comentários

Postar um comentário